5 Erros que você não pode cometer ao abrir seu Negócio!

Tempo de leitura: 5 minutos

É natural que quando você inicia um empreendimento, a empolgação tome conta das suas decisões e isso de forma alguma é um problema. O que você deve tomar cuidado são alguns detalhes comuns que muitos empreendedores cometem e que por conta disso acabam passando por dificuldades que muitas vezes são fatais para seu negócio.

Continue lendo essa matéria exclusiva para saber quais são os 5 principais erros que podem fazer até mesmo as grandes ideias irem por água a baixo!

5 Erros que você não pode cometer ao abrir seu negócio!

1. Ignorar o seu local de atuação

Se você mora em uma cidade grande ou pequena, vila, aldeia, ou qualquer lugar com pessoas ao seu redor, você irá perceber que existe uma cultura no local, não só uma cultura mas alguns lugares apresentam até mesmo regras de convivência específicas que outros lugares não possuem, além de é claro o clima que pode influenciar muito nas decisões dos moradores e até visitantes da região.

Por exemplo: Digamos que você decide abrir sua fábrica de picolés em uma cidade que você visitou no verão passado, uma cidade que apresentava um clima extremamente quente. Sua primeira ideia é implantar seu negócio por tempo integral e ganhar dinheiro vendendo a preços mais baixos que os da concorrência o ano todo. O problema é que você não prestou atenção no clima da região e não sabia que apesar do calor ser extremo no verão, no inverno as coisas mudam de figura, e o frio é tão extremo como o calor, por conta disso você perde 6 meses de rendimento total na sua empresa e pode até vir a falência por conta disso.

Agora vamos pensar que você instalou perfeitamente a sua fábrica de picolés e que o calor dura realmente o ano todo. Dessa vez o problema é outro, você simplesmente se quer pensou se realmente as pessoas da região tem costume de consumir picolés, na verdade elas não gostam de picolés, mas a região é famosa pelos seus deliciosos e refrescantes sucos naturais.

Percebe o quão fica fácil errar se não prestarmos atenção mesmo no básico do local em que você irá atuar? Portanto fique sempre de olhos abertos para captar todas as informações de ambiente e cultura das pessoas e regiões que você irá começar seu negócio.

2. Insistir em ideias ruins

Tudo bem, essa é um pouco complicada até por que é difícil saber o que é uma “ideia ruim”, mas vamos pensar da seguinte forma: Toda ideia que foi posta a prova em seu máximo de chances de dar certo e mesmo assim não teve resultados, pode ser considerada uma ideia ruim.

É claro, vários fatores decidem o sucesso ou fracasso de uma ideia, desde questões financeiras, até mesmo pura sorte, mas exatamente por isso que é necessário que sua ideia tenha sido elevada ao máximo de suas chances de dar certo para ser considerada “ruim”.

O principal aqui é simplesmente não insistir na ideia se ela está trazendo muito mais dor de cabeça do que deveria e ainda não apresenta qualquer resultado mesmo quando atuando em suas máximas chances. Portando da próxima vez que a sua “Eureka” não estiver funcionando em seu empreendimento, não insista no erro, pense novas formas de abordagem dessa ideia e se nada estiver encaixando, talvez seja hora de pensar em outras formas de ter sucesso, basta determinação!

3. Não ter um objetivo

Aqui o objetivo não conta se for “ter sucesso no meu empreendimento” pois esse objetivo todo mundo tem, o que se espera de um negócio de sucesso é planejamento e olhar fixo, saber onde, como e quando quer chegar. Uma dica muito importante é pensar aonde você quer que sua empresa esteja daqui a 5, 10, 15 ou 20 anos, será uma referência em algo? A pioneira do ramo? Será lembrada ou divulgada como o que? Essas podem parecer perguntas estúpidas mas se você não souber responde-las pode ter problemas no futuro, pois se você não sabe o que sua empresa é, como espera divulga-la?

Lembre-se, foco e objetivo, além de planejamento e olhar fixo em um ideal são essenciais para ter sucesso não só nos negócios, mas em tudo na vida.

4. “Minha ideia não tem pontos fracos”

Toda ideia tem um ponto fraco, erros e falhas, é natural, o que não é natural é se convencer de que sua ideia não tem como falhar, pois ironicamente pode ser o que fará sua ideia falhar. Vá com calma, analise todos os pontos do seu negócio, preço, local de atuação, valor no mercado, facilidade de divulgação e muitos outros detalhes que podem atrapalhar seu empreendimento se não forem feitos com muita paciência e olhar atento. A dica aqui é simples, pense bastante, deixe a ideia fluir, mas olhe por todos os ângulos, até mesmo aqueles probleminhas chatos de agora podem se tornar grandes problemas no futuro.

5. Não estar atualizado

O mundo evolui naturalmente e abrir seu negócio com papel e caneta hoje em dia pode ser bem complicado. Os consumidores já esperam que você esteja atualizado, esteja atento as tecnologias, isso trás até mais credibilidade para você. Mas não precisa se preocupar, as tecnologias estão aí para facilitar as coisas e se você não estiver acostumado, pode ficar tranquilo que ultimamente tudo tem sido feito pra fluir sua experiência. A seguir temos uma dica para você ganhar clientes de forma rápida e muito simples que além de tudo é GRÁTIS.

Para receber notícias do mundo dos negócios e ficar atualizado com nossas dicas e matérias exclusivas, não deixe de assinar nossa news no blog para receber tudo direto no seu e-mail!

E se você curtiu esse post, e está pronto para abrir se negócio, então compartilhe com mais empreendedores para que eles não cometam esses ERROS ao abrirem seus negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *