[RÁPIDO E FÁCIL] 5 passos para se formalizar como MEI

Tempo de leitura: 4 minutos

Está pensando em se formalizar como MEI? Não precisa mais ficar na dúvida, vale a pena, não pense duas vezes e faça, não temos nenhuma contra indicação.

Para facilitar para você, nós separamos de forma rápida e simples para você entender. Confere aí 😉

5 passos para se formalizar como MEI

informe-se

Antes de tudo é super importante você se informar sobre o assunto. Você realizar pesquisas rápidas aqui no nosso blog , no SEBRAE ou em Portal do empreendedor para você entender todas as vantagens, benefícios e obrigações do Micro Empreendedor Individual.

Além disso, é bom dar uma olhada na Junta Comercial do seu estado para ver se é permitida a sua atividade no endereço que você vai trabalhar (inclusive para comércio ambulante). Assim você evita problemas com a fiscalização, fica a dica.

Se você já vem estudando esses materiais e já sente que tem um bom conhecimento então é só passar para os próximos passos.

cadastro

Agora que você já sabe o que precisa fazer, seguinte: vai entrar no site do portal do empreendedor Em seguida vai na aba de formalização. Feito isso!

Preencha os campos que solicitados:
  1. Vai colocar primeiro o seu CPF, depois o título de eleitor ou o recibo da última declaração do imposto de renda, caso tenha declarado nos últimos dois anos.
  2. Identifique-se. É nesse momento que você pode colocar o nome fantasia da sua empresa.
  3. Marque as atividades que irá realizar, dentre as permitidas para o MEI. Preencha como ocupação principal aquela que você mais irá exercer, e também você deve marcar onde irá atuar: casa, endereço comercial, como ambulante, porta-a-porta, internet.
  4. Cadastro: você coloca o seu endereço de contato e o endereço de onde irá funcionar a sua empresa.
  5. Você vai concordar com algumas declarações, como a opção pelo Simples Nacional. Não esqueça de ler tudo e marcar todas as opções para poder continuar.

Após preencher corretamente todas as etapas, será apresentado o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, que contém o seu CNPJ, o registro na Junta Comercial, no INSS e o alvará provisório de funcionamento.

Pronto, depois de confirmar as informações do certificado você já é um Microempreendedor Individual (MEI). 😀

Sim se você fez tudo isso você já é um MEI, mas temos algo importante para te dizer sobre SER UM MEI então continue lendo é muito importante!

documentos

 

Depois que você finalizar o cadastro e se formalizar, é a hora de imprimir e guardar os documentos necessários para comprovar sua formalização e mantê-la em dia:

 

Nota Fiscal Eletronica

O MEI não tem a obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica. Porém, ela é muito bem vista pelos consumidores e as tecnologias atuais permitem que você emita nota fiscal se nenhuma enrolação o que garante mais segurança para você e para o seus clientes.

Para isso você só precisa de um Certificado digital (que sai em menos de 30 minutos dependendo de onde você fizer) e você pode saber mais sobre clicando AQUI.

emitindo nfs-e

Emitindo nota fiscal de serviço.

  • Baixe e instale o aplicativo do Aceleramei no seu celular.
  • Escolha um plano pelo SITE que possua a emissão de notas (recomendamos o mais completo, vai facilitar mais ainda para você.
  • Abra o aplicativo clique em emissão de nota fiscal e emita em segundos para qualquer cliente 😉

Depois de se formalizar como MEI, leia também sobre:

Pronto para ser um MEI? Já sabe tudo para se tornar um Microempreendedor Individual? Então compartilhe rapidamente e ajude mais microempreendedores que estão com dúvidas em como se formalizar!

Não leva 10 segundos e vai garantir que todos aproveitam essas oportunidades!

Fique atento que vamos ter muito mais dicas e até alguns segredos como pra você só aqui! Abraço da equipe do AceleraMEI ♥ 0/

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.