5 Vantagens de trabalhar por conta própria

Tempo de leitura: 4 minutos

5 vantagens trabalhar em casa

Já tem um tempo que o sonho dos brasileiros deixou de ser só o sonho da “casa própria”. Hoje as prioridades são maiores e as pessoas viram que para conseguir isso, elas devem empreender e ter seu próprio negócio. Elas querem abrir o próprio negócio e trabalhar por conta própria e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Muitos acabam ficando na zona de conforto por medo de arriscar e não ter a “segurança financeira”. Afinal, deixar um emprego estável em busca de algo totalmente novo pode ser mesmo assustador, mas saiba, que existe muitas vantagens trabalhar por conta própria, seja como autônomo ou empreendedor individual que merecem ser avaliadas com atenção! Então se liga ai, e confere essas vantagens.

Artigo relacionado:

Maiores ganhos financeiros

A partir do momento em que começar a enxergar as vantagens de trabalhar por conta própria, você terá grandes chances de ganhar mais do que no emprego convencional, já que você poderá determinar o seu próprio salário, chamado de pro labore. No caso dos profissionais prestadores de serviço, também será possível estabelecer ganhos por hora ou por tarefa realizada. Já aqueles que atuam com estabelecimentos comerciais (virtuais ou físicos) terão liberdade para fixar as margens de lucro dos produtos, de forma a buscar melhores índices de faturamento.

Crescimento contínuo

Uma outra vantagem de trabalhar por conta própria que ainda envolve a questão financeira, é a possibilidade de ter um crescimento contínuo do faturamento. Se fosse em um emprego convencional, você dependeria de superiores para conseguir um aumento ou um plano de carreira. Já Trabalhando por conta, você será o patrão e seu desenvolvimento financeiro dependerá exclusivamente de esforço próprio. Com planejamento e uso de técnicas de gestão adequadas, pode-se traçar metas realistas e trabalhar para que o negócio cresça continuamente.

Tenha mais tempo e qualidade de vida

Não se engane que ser dono do seu próprio negócio irá trabalhar menos, especialmente no começo. Isso não quer dizer, no entanto, que o empreendedor não conseguirá administrar melhor seu tempo. Trabalhando por conta, você poderá se planejar melhor e tirar algumas horas do dia para compromissos pessoais, como poder buscar os filhos na escola, ir à academia ou fazer aquela aula de Inglês que sempre sonhou. Também será seu o controle sobre férias e feriados. Ou seja, você terá liberdade para administrar seu tempo e ganhará como bônus muito mais qualidade de vida.

Direitos trabalhistas assegurados

Uma das maiores preocupações de quem pensa em deixar o emprego para trabalhar por conta é a perda dos direitos trabalhistas. Mas ai que você se engana, saiba que você pode manter a maioria deles se continuar pagando a Previdência Social. Com a contribuição você tem direito, por exemplo, a aposentadoria, auxílio doença e licença maternidade. Claro, que você perderá o décimo terceiro salário e as férias remuneradas, mas isso será compensado já que possivelmente terá rendimentos altos. E se não abrir mão desses “pagamentos”, você pode fazer uma poupança para garantir essas duas retiradas extras no ano!

Leia também sobre:

Satisfação pessoal

Quando você for dono do seu próprio negócio você terá de se dedicar a ele tanto ou mais do que o seu emprego atual. Só que todo esse esforço valerá muito a pena, já que você estará trabalhando para si próprio. Por esse motivo, que uma das maiores vantagens do empreendedorismo é a satisfação pessoal, e tenha certeza de que você ficará bastante orgulhoso em produzir algo que é seu e ainda contribuir para fazer girar a cadeia econômica do país!

Então, conhecer algumas das vantagens de trabalhar por conta própria deixou você animado? Muito bom! Então agora você está na hora de pensar no seu próprio negócio.

Não esqueça: nada de agir por impulso! Antes de pedir demissão, você deve fazer um planejamento e analisar se há demanda no mercado, naquilo que você está investindo. Só tire seus planos realmente do papel, quando você tiver 100% de certeza de que possuem viabilidade financeira para empreender naquele ramo. E isso exige muito estudo e planejamento! Se os cálculos forem positivos, arregace as mangas o quanto antes empreenda com determinação e foco nos seus objetivos.

E ai, você está pensando deixar o emprego e começar a empreender? E aí, curtiu? Então já compartilha para mais pessoas saberem disso! É rapinho e não leva 9 segundos 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *