Brasil já tem 10 milhões de micro e pequenos negócios!

Tempo de leitura: 1 minuto

 Um em cada três brasileiros tem um negócio ou está montando um.

“São as maiores geradoras de emprego e renda no país, responsáveis por mais de 17 milhões de empregos. Portanto, a pequena empresa é o motor da economia do Brasil”, afirma o presidente do SEBRAE, Luiz Eduardo Barretto Filho.

Perfil das micro e pequenas empresas

De acordo com o Sebrae, os 10 milhões de micro e pequenos negócios respondem por 27% do PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país, e por 57% dos empregos formais. Segundo o Caged, de 20011 a 2014, elas geraram 3,5 milhões de empregos.

A maioria dessas empresas está Sudeste (50%). Em seguida, estão Nordeste (19%), Sul (18%), Centro-Oeste (8%) e Sul (5%).

Ter uma empresa é um dos principais sonhos dos brasileiros, aparecendo em terceiro lugar. Em primeiro lugar, aparece o desejo de comprar uma casa e, em segundo, de viajar pelo Brasil. Esses sonhos e desejos são apenas alguns dos fatores que levaram o país a marca de 10 milhões de micro e pequenos negócios. 

Microempreendedor individual

Cinco de outubro também é o dia do Microempreendedor Individual, o profissional que trabalha por conta própria. A história de muitos deles só começou a dar certo quando eles se formalizaram. Para virar microempreendedor individual, a pessoa precisa atender a duas exigências: faturar até R$ 60 mil por ano, o que dá uma média de R$ 5 mil reais por mês, trabalhar sozinho, e ter no máximo, um empregado.

Quem produz, vende ou presta serviço pode se formalizar como microempreendedor individual. Vale para qualquer tipo de atividade, desde que seja urbana. “Os ramos muito típicos do dia a dia de uma grande cidade, atividades práticas, serviços, pequenos consertos, quem dá suporte básico a pequenas fábricas, pequenas indústrias, eletricistas, mecânicos e, assim, nós temos um universo de mais de 450 atividades no Brasil que são contempladas com a lei”, explica Alci Porto, diretor técnico do Sebrae.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *