Como definir o público-alvo para sua empresa

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Quando se pensa em abrir um negócio, há uma série de fatores que precisam ser considerados para que o empreendimento saia do papel e consiga sucesso. Levantamento de capital inicial, definição do produto e planejamento financeiro são alguns exemplos. Nesse conjunto, entretanto, poucos são tão determinantes quanto um: definir o público-alvo para sua empresa.

Dependendo do tipo de negócio que se pretende implementar, pode ser importante identificar desde a faixa etária e o nível de renda dos possíveis clientes até o estado civil e se têm filhos (e quantos, claro!).

Com as informações em mãos, o próximo passo é delimitar a parcela desse grande público para a qual valerá a pena dedicar as maiores atenções. Confira algumas dicas, para definir o público-alvo para sua empresa.

Pesquise

É importante conhecer muito bem o mercado que se pretende atingir. Quanto mais detalhes, melhor. É uma região de imóveis residenciais ou comerciais? Existem mais edifícios ou casas? Os prédios são novos ou antigos? Ali moram mais pessoas solteiras ou casadas? Qual a faixa etária predominante? Qual a faixa de renda? Muito cuidado para que você perca tempo com o que não fará diferença para sua estratégia.

Otimize seu público majoritário

Agora que você já sabe quem é quem no mercado em que pretende atuar, vá com calma e não saia atirando para todos os lados. Afinal de contas, quem tenta agradar a todo mundo não agrada ninguém. Otimize um grupo específico no qual valerá a pena focar seus principais esforços, cruzando informações e identificando o que será mais vantajoso para seu negócio.

Organize a oferta

Depois de definir um público, você deve preparar sua oferta de modo que atenda o máximo possível de necessidades dele. Vamos dizer que você monte uma loja de R$ 1,99 perto de muitos prédios residenciais e o perfil predominante dos moradores seja recém-casados, faixa etária entre 25 e 35 anos, com filhos pequenos. Assim talvez seja razoável em disponibilizar mais produtos para crianças como, brinquedos, roupas de festa fantasia de crianças, poderá gerar maior atração junto aos moradores.

Evite confundir gosto pessoal e gosto dos clientes

Nesse momento você deve ser muito profissional. Quando for definir os produtos, e a arquitetura do ponto de venda, a decoração, a abordagem dos clientes, coloque-se no lado do consumidor.

Defina uma estratégia de comunicação

Aqui, tudo depende do tipo de negócio e do público a que se pretende chegar. Procure identificar os principais canais através dos quais será possível chegar a seus clientes e defina ações para eles, levando em conta o grau de retorno de cada um e os custos. Continuamos com o nosso exemplo da loja de R$ 1,99, por ser uma loja de bairro, pode utilizar canais específicos da região onde está localizada, como jornais de bairro, mala direta nos edifícios, e-mail marketing, panfletagem…

Escute e observe

Através do contato com o seu cliente, basta você escutar e compreender quais são as necessidades reais dele, além disso pergunte o que poderia melhorar no seu negócio, faça pesquisa de pós vendas, observe comportamento de compra, é através de pequenos gestos que podem indicar onde você pode melhorar na sua gestão e operação.

Esperamos ter ajudado você ter uma visão melhor de como definir o público-alvo para o seu negócio! 😉

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