Dicas de negócios para você empreender na crise!

Dicas de negócios para você empreender na crise!

Tempo de leitura: 6 minutos

Sabemos que o cenário atual é complicado e nos exige soluções rápidas e eficientes para driblarmos a mesma.

Nesses momentos de crise, empreender pode ser a melhor maneira de ganhar dinheiro e com isso não fazer parte da estatística de desemprego. As ideias de negócios são muitas, por isso vamos abordar algumas para lhe ajudar a decidir melhor.

Sabemos que para ser empreendedor não requer apenas ter uma ideia em mente, vai exigir planejamento, criatividade, senso de inovação e muito foco e trabalho!

Como empreender?

Como mencionamos antes, empreender não é uma tarefa fácil, vai lhe exigir muito conhecimento e trabalho. Outro fator fundamental para quem está pensando n o assunto é justamente a escolha do segmento do seu negócio, como formatar o mesmo e como fazer dar certo. Muitas perguntas surgirão também, muitas dúvidas, como será o investimento, viabilidade, entre outros questionamentos…

Essa será a hora de você analisar o que poderá fazer de diferente que possa escalar rapidamente, e nesse momento tem muitos empreendedores prosperando. A crise deverá servir como fator motivacional para criar sua própria empresa!

Para ajudar nessa missão, segue abaixo algumas ideias de negócio para você começar:

1. Beleza – Venda de cosméticos

Sabemos que em momentos de crise, muitas pessoas acabam cortando seus gastos, mas o setor de beleza não costuma ser muito afetado. Isso porque o consumo de produtos como perfumes, maquiagem e higiene pessoal não diminuem.

Então, mesmo nesses momentos difíceis, ainda é um bom segmento para empreender!

2. Alimentação

Outro setor que não sofre muito é o de alimentação. Apesar da redução significativa do movimento de clientes dentro de restaurantes e similares, as pessoas ainda optam por comprar comida para seu dia a dia, por isso dá para investir em pratos prontos, outra opção é pratos que sejam de consumo mais prático, ou ainda investir na alimentação balanceada para o pessoal que segue uma rotina saudável, linha vegana e vegetariana, pratos diferenciados, etc…

Devido a epidemia, manter distância das ruas e evitar o contato com as pessoas ajuda a controlar o alastramento da doença, e muitas pessoas estão evitando comer fora.

Por isso, se você está pensando em empreender no segmento de alimentação, sem consumo in loco, poderá apostar no modelo de delivery, onde poderá adquirir sua plataforma de delivery, podendo personalizar seu cardápio, divulgar sua loja, cadastrar áreas de entregas, controlar seus pedidos, etc, além disso poderá criar campanhas, promoções, combos, entre outras ações que chamem atenção de seu cliente.

3. Food Trucks

Muitas pessoas já veem investindo nesse negócio, que antes da epidemia já se mostrava bastante lucrativo. Essa ideia é prática e econômica.

Nesse modelo de negócio o empreendedor precisa ter formatado um bom planejamento estratégico, qual será o público-alvo, o que ofertar, verificar seus gargalos, pontos fracos e fortes, além de se atentar as variações do mercado e legislação vigente para este modelo, para que assim seu empreendimento não seja pego de surpresa.

4. Franquias

As franquias veem crescendo bastante, para quem ainda não identificou uma ideia inovadora de empresa, esse é um bom modelo de negócio.

Para investidores, o que mais valida esse mercado como sendo algo seguro é o potencial de sucesso desse empreendimento. O porquê disso se deve ao fato de que o franqueado, ao investir nesse negócio, será treinado e capacitado para gerir a franquia, vai fazer parte de um negócio que já tem seu público-alvo, o negócio já foi testado e validado e que já tem resultados positivos com o mesmo. Por isso suas chances de dar certo são grandes!

5. Empresas digitais

Atualmente, com a internet, abrir uma empresa ficou muito mais fácil e ágil. Com o cenário atual, investir na abertura de empresas digitais pode ser uma saída lucrativa e mais econômica, tendo em vista que não vai precisar investir em espaço físico, luz e água.

As vendas digitais pode lhe ajudar a alcançar diversos públicos e não só na sua cidade e sim em todas as regiões do País! Para isso acontecer vai depender do tipo do negócio, criatividade e inovação.

6. Serviço de manutenção de produtos

Caso você é daquele tipo de pessoa que sabe consertar algo e tem gosto para esse tipo de trabalho, essa pode ser um modelo de negócio para você investir!

Alguns exemplos de tipos de trabalho: móveis (montagem, desmontagem e conserto), eletrônicos, conserto de eletrodomésticos, entre outros…

Muitas pessoas optam em consertar seus produtos estragados, ainda mais nesses momentos de crise. Diante disso é uma boa opção para ganhar dinheiro.

Selecionamos os principais modelos, mas existem outros diversos tipos de negócios que você poderá criar nesse momento atual, seja criativo e inovador, busque analisar qual a necessidade das pessoas que possa gerar uma oportunidade de negócio para você arriscar. Empreender é isso, analisar os desejos e necessidades, criar a oportunidade, estuda-la e analisa-la e após validação e projeto tirá-la do papel. Com certeza nesse momento dúvidas, imprevistos poderão surgir, reavaliações serão necessárias, muito trabalho e esforço contínuo, sempre!

Considerações finais

Seja qual for o seu negócio, para implementá-lo é necessário conhecimento, análise, estratégia, senso crítico, acompanhamento, entre outros fatores que fará a diferença no resultado do seu empreendimento.

Como já falamos anteriormente, ter uma boa ideia apenas não é suficiente para que ele funcione e gere resultados, serão necessárias outras ações, como análise de mercado, concorrência, o que eu vou oferecer tem o quê de diferente? Por que o cliente irá comprar de mim? Como ser criativo e inovador no que estou ofertando? Eu realmente estou capacitado para atender as demandas?

Estas são apenas algumas das perguntas que vão surgir e que também você deverá analisar antes do negócio sair do papel, para não ser pego de surpresa diante de algum obstáculo. Uma boa gestão e pensamento sistêmico vão lhe ajudar nessa fase.

Hoje em dia é possível termos com muita facilidade acessos a e-books, ferramentas para lhe ajudar no dia a dia (pagas e gratuitas), dicas de negócios, cursos online, consultorias, entre outras ferramentas para lhe ajudar a tirar sua ideia do papel, amadurecer e implementá-la!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.