E-commerce: Dicas para destacar sua loja!

Tempo de leitura: 7 minutos

Como já falamos no post anterior, as lojas virtuais se tornaram muito práticas e importante, ainda mais no cenário atual, onde muitas pessoas estão deixando de frequentar lojas físicas e migrando para o virtual.

E-commerce já vem sendo utilizado por muitos clientes, porém vem se intensificando cada vez mais. Ter loja online pode ser muito vantajoso para você que microempreendedor individual.

Por isso no post de hoje vamos ajudar você que já possui sua loja virtual ou se está iniciando a implementar dicas para se destacar dos demais no mercado digital.

Para se destacar da concorrência, é importante garantir o sucesso no e-commerce, para isso precisa estar atento aos detalhes, sempre inovar e ser criativo. Essa tarefa não é fácil, requer dedicação diária!

Seguem abaixo algumas dicas estratégicas para destacar sua loja online:

1 Diferenciação

Como já mencionamos, com a pandemia do Covid-19, aumentou a criação de lojas virtuais, porém, muitas dessas lojas foram criadas as pressas, ou seja, sem um planejamento prévio de divulgação e diferenciação das demais do mesmo segmento.

Diferenciação é a análise que você faz na sua empresa identificando o que ela faz de diferente e que é positivo para o cliente, que fará com que este compre de você, ao invés do concorrente. É o diferencial competitivo da sua empresa.

Sabendo isso, poderá traçar estratégias e ações baseadas nisso, a fim de atrair e reter mais clientes com o seu diferencial. Essa diferenciação pode ser relacionada a produto, entrega, atendimento, posicionamento da marca, valores da empresa, postura ética e social, material, entre outros.

Mantenha a comunicação da empresa em cima desses diferenciais e valores adotados por ela.

2 Segmentação

Outro ponto fundamental para também promover a diferenciação é conhecendo o perfil do seu cliente, assim poderá direcionar a comunicação dos produtos para o seu público-alvo.

A segmentação precisa ser considerada nos seguintes aspectos: físicos, demográficos, geográficos e psicológicos.

Sabendo os aspectos do seu público, fica mais assertiva comunicação e as ações criadas para chegar até esse público.

3 SEO da Loja Virtual

O SEO da sua Loja Virtual também é muito importante para se destacar, principalmente dentro dos buscadores, como o Google e Bing.

Em resumo, o SEO trata-se da união de técnicas para otimizar sites e blogs, a fim de posicionar os mesmos de forma orgânica dentro da internet. Podemos otimizar títulos (com boas palavras- chave, descrições e as páginas da loja, com conteúdo de qualidade, deixando estes aparecerem por primeiro quando algum cliente buscar por algum produto que você trabalhe. Aumentando assim sua visibilidade.

4 Posicionamento de marca

Posicionamento de é à maneira como as marcas são percebidas pelo público, o que influencia diretamente nas estratégias de marketing.

É algo que vai além de promover produto e a marca, é estar na mente do seu público. Também é importante nesse conceito demonstrar os valores da empresa, assim o público cria uma relação com a empresa.

Para posicionar sua marca você precisa conhecer:

Quem é seu público-alvo (as personas);

Quais necessidades seu produto resolve e quais prazeres proporciona;

Qual a proposta de valor e atributos da sua marca;

Quais são seus diferenciais em relação à concorrência;

Como você quer que sua marca seja reconhecida e lembrada;

Sabendo isso, você só precisa desenvolver uma estratégia para comunicar isso tudo, a fim de tornar evidente diante do seu público.

5 Marketing de Conteúdo

Essa estratégia é importante não apenas para criar relacionamento e interação com o público, também serve para atrair os clientes até sua loja virtual, sendo assim uma forma de tráfego orgânico para dentro do site.

Para acertar no conteúdo divulgado, é preciso se atentar às personas, ao seu público, direcionando conteúdo relevante para este público e retendo atenção deles. Preste atenção nos seus interesses e assim direcionar assuntos que atraiam estes para o acessar o post e despertar o interesse de conhecer site da empresa.

Aposte em conteúdo de qualidade, imagens legais e clean, que tenha faça sentido com o assunto que estás comunicando no texto. Nada de imagens muito poluídas que possam remeter a assuntos diferentes do que você quer falar na realidade.

Para trabalhar o marketing de conteúdo podemos começar usando as redes sociais, que são canais gratuitos e com audiência enorme. Após, poderá também, investir na criação de um blog ou canal no Youtube, onde pode abordar assuntos relacionados ao seu segmento, tirar dúvidas recorrentes, entre outros temas. Além disso, pode aproveitar as redes sociais para expor os produtos que a sua empresa oferece.

6 Redes Sociais

Atualmente as redes sociais são um excelente canal de vendas! Por isso deve ter um cuidado com as redes, pois podemos dizer que ela é uma extensão da loja virtual, além de ser um importante canal de atendimento e relacionamento com seu cliente.

Muitos de seus clientes buscam primeiro a rede social para depois chegar até sua loja virtual. Mantendo sua página mais atrativa, com material de qualidade, pode ser visto como diferencial diante de seu cliente.

Sabemos que com a correria do dia a dia, muitos microempreendedores acabam não tendo tempo disponível para cuidar de sua rede social, mas isso é um equívoco. Precisamos manter a mesma atualizada sempre.

Como você poderá chamar a atenção do seu cliente nas redes sociais:

Disponibilize conteúdos de qualidade, que faça sentido para seu público.

Tire fotos de qualidade dos seus produtos, valorize-o e mostre as melhores qualidades;

Adicione detalhes do seu produto, evidencie o porquê deve comprá-lo;

Mantenha seu feed organizado e com posts claros e objetivos.

7 Promoções

Outra dica é criar campanhas com promoções e benefícios para seu cliente. Pode planejar em cima de datas comerciais ou estações do ano. Demonstre as vantagens e porquê precisa adquirir aquele produto ofertado. Capriche nas imagens do produto!

Poderá criar cards promocionais utilizando editores de imagens grátis! Já elaboramos posts anteriores com dicas de edição e uso de ferramentas de design gráfico, confira!

8 Atendimento

Atendimento é um detalhe importantíssimo! Muitos produtos atualmente são semelhantes e outros simplesmente igual, o diferencial muitas vezes está no atendimento, na atenção e esclarecimento dado ao cliente em um momento de dúvida, em um excelente pós-venda quando o produto apresentou algum problema ou simplesmente pelo fato do cliente precisar de algum suporte para o mesmo.

Por isso precisas adotar sempre um excelente atendimento, seja antes, durante e após a compra! Com isso você irá fidelizar seu cliente, fazendo com que o mesmo volte a comprar de você devido a atenção recebida.

Acompanhe, monitore e colete feedbacks dos seus clientes sobre o tema e aplique melhorias sempre que necessário. Analise se isso está claro e assertivo dentro da sua loja virtual, sempre retorne para o cliente quando ele lhe fizer questionamentos, seja na loja online ou redes sociais.

Mantenha o cliente informado sobre os canais de atendimento da sua empresa. Assim quando o mesmo precisar falar com você achará o caminho mais fácil e rápido.

Essas foram algumas dicas que separamos para você implementar na sua loja virtual. Todas são muito importantes para garantir o sucesso da mesma!

Por isso tire um tempo para estudar e analisar esses pontos dentro do seu negócio. Avalie o que está sendo feito, como está sendo feito, pontos de melhorias e o que não vem dado certo e que precisa ser alterado.

Existem diversos materiais e cursos, grátis e online, que também podem lhe ajudar e capacitar você nesse tema!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.