Tempo de leitura: 3 minutos
Saiba como melhorar a gestão financeira do seu negócio e manter o fluxo de caixa sob controle com 4 passos para uma gestão financeira eficiente!
Obter uma boa gestão financeira é um dos fatores mais básicos para que uma empresa alcance o sucesso. Entretanto, a gestão financeira deve estar alinhada aos propósitos e objetivos da empresa e à sua própria razão de existir. O sucesso do seu negócio sempre estará relacionado a geração de riqueza, desenvolvimento e melhoria da qualidade de serviço prestado e de vida para o empreendedor.
Você já deve ter se perguntado:
- Quanto de lucro ou prejuízo obtive este mês?
- Quais são as minhas maiores despesas?
- Qual produto ou serviço está vendendo mais?
- Será possível pagar os fornecedores este mês?
- Estou utilizando o capital de giro da melhor forma possível?
- Quanto já está comprometido para pagar as dívidas?
- Quanto irei receber de clientes que compraram parcelado?
O que você acha de começar a usar sistemas inteligentes e deixar a sua rotina mais simples e dinâmica para fazer a gestão do seu negócio? Abaixo, você confere quatro passos necessários para se livrar das complicadas planilhas financeiras e ter um gerenciamento simples e fácil para o seu negócio.
1. Controlar
você precisa de disciplina para registrar todas as vezes que o dinheiro entra e sai do seu caixa.
É super essencial que essa etapa tenha muita disciplina e dedicação. Além das informações básicas, como data, valor e descrição, você também precisa categorizar e agrupar suas despesas e receitas em centros de custo para saber certinho para onde elas vão e de onde elas vem.
2. Verificar
Observe e entenda o comportamento do dinheiro do seu negócio.
Faça a análise das finanças da sua empresa para saber se ela está operando com lucro ou prejuízo, é fundamental que você tenha esse controle. A etapa de verificação sinaliza à empresa qual o tipo de lucro que ela está obtendo, quais produtos ou serviços estão contribuindo para o lucro ou prejuízo e qual a participação efetiva de cada investimento no crescimento e desenvolvimento do negócio.
3. Agir
Agora que você já controla e conhece a dinâmica dinheiro da sua empresa, está na hora de agir.
Você vai precisar tomar uma atitude para obter resultados diferentes e alcançar os objetivos da sua empresa. Quando você tem informações sobre suas receitas e despesas é mais fácil tomar medidas para otimizar mais o seu negócio.
4. Planejar
O Planejamento é processo específico, e é onde se define um caminho, através de ações que você deve executar, em conjunto de metas, que você deverá atingir no futuro próximo para o seu negócio.
Escolha as categorias e centros de custo mais significativos para o seu negócio e estabeleça metas mensais de quanto você quer gastar ou ganhar em cada.
Lembre-se que o mais importante é: melhore continuamente sua gestão financeira, cada vez mais gestão será eficiente e rápida.
Aceleramei: mantenha o financeiro em dia e cresça de forma organizada. Envie cobranças por e-mail para seus clientes pagarem com Boleto ou Cartão de Crédito!
Gostou das dicas? Pronto para começar a se organizar? Então compartilha e ajude a espalhar mais rapidamente para que mais microempreendedores que estão com dificuldade em se organizar financeiramente. 🙂
- Facebook (o mais popular)
- Twitter (o mais rápido)
- Google+ (o mais indicado para funcionários do Google)