4 passos para uma gestão financeira eficiente!

Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba como melhorar a gestão financeira do seu negócio e manter o fluxo de caixa sob controle com 4 passos para uma gestão financeira eficiente!

Obter uma boa gestão financeira é um dos fatores mais básicos para que uma empresa alcance o sucesso. Entretanto, a gestão financeira deve estar alinhada aos propósitos e objetivos da empresa e à sua própria razão de existir. O sucesso do seu negócio sempre estará relacionado a geração de riqueza, desenvolvimento e melhoria da qualidade de serviço prestado e de vida para o empreendedor.

Você já deve ter se perguntado:
  • Quanto de lucro ou prejuízo obtive este mês?
  • Quais são as minhas maiores despesas?
  • Qual produto ou serviço está vendendo mais?
  • Será possível pagar os fornecedores este mês?
  • Estou utilizando o capital de giro da melhor forma possível?
  • Quanto já está comprometido para pagar as dívidas?
  • Quanto irei receber de clientes que compraram parcelado?

O que você acha de começar a usar sistemas inteligentes e deixar a sua rotina mais simples e dinâmica para fazer a gestão do seu negócio? Abaixo, você confere quatro passos necessários para se livrar das complicadas planilhas financeiras e ter um gerenciamento simples e fácil para o seu negócio.

controlar

1. Controlar

você precisa de disciplina para registrar todas as vezes que o dinheiro entra e sai do seu caixa.

É super essencial que essa etapa tenha muita disciplina e dedicação. Além das informações básicas, como data, valor e descrição, você também precisa categorizar e agrupar suas despesas e receitas em centros de custo para saber certinho para onde elas vão e de onde elas vem.

verificar
2. Verificar

Observe e entenda o comportamento do dinheiro do seu negócio.

Faça a análise das finanças da sua empresa para saber se ela está operando com lucro ou prejuízo, é fundamental que você tenha esse controle. A etapa de verificação sinaliza à empresa qual o tipo de lucro que ela está obtendo, quais produtos ou serviços estão contribuindo para o lucro ou prejuízo e qual a participação efetiva de cada investimento no crescimento e desenvolvimento do negócio.

agir
3. Agir

Agora que você já controla e conhece a dinâmica dinheiro da sua empresa, está na hora de agir.

Você vai precisar tomar uma atitude para obter resultados diferentes e alcançar os objetivos da sua empresa. Quando você tem informações sobre suas receitas e despesas é mais fácil tomar medidas para otimizar mais o seu negócio.

planejar
4. Planejar

O Planejamento é processo específico, e é onde se define um caminho, através de ações que você deve executar, em conjunto de metas, que você deverá atingir no futuro próximo para o seu negócio.

Escolha as categorias e centros de custo mais significativos para o seu negócio e estabeleça metas mensais de quanto você quer gastar ou ganhar em cada.

Lembre-se que o mais importante é: melhore continuamente sua gestão financeira, cada vez mais gestão será eficiente e rápida.

Aceleramei: mantenha o financeiro em dia e cresça de forma organizada. Envie cobranças por e-mail para seus clientes pagarem com Boleto ou Cartão de Crédito!

button

 

Gostou das dicas? Pronto para começar a se organizar? Então compartilha e ajude a espalhar mais rapidamente para que mais microempreendedores que estão com dificuldade em se organizar financeiramente. 🙂

Fique atento que vamos ter muito mais dicas como estas pra você aqui! Abraço da equipe do AceleraMEI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *