Marketing de Relacionamento, você sabe o que é?

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Trata-se de uma estratégia, de construção e divulgação de marca, que vai ajudar a falar de forma assertiva com seu público, fazendo sua marca ou empresa se tornarem autoridade no mercado. Essa metodologia apoia a conquista e fidelização dos seus clientes, onde além deste comprar com você, ainda vai indicar sua empresa para outras pessoas da sua rede de contatos. Por isso, o marketing de relacionamento é de extrema importância para todo o tipo e tamanho de negócio!

Já faz algum tempo que as empresas notaram a importância do marketing para ampliar seu espaço no mercado. Ainda mais com o aumento de concorrentes, as opções de compra para os clientes são diversas, e por isso, se faz necessária a busca pelo seu diferencial, como expor para o público, como atrair e reter clientes. Para que essa retenção possa acontecer, precisamos trabalhar o marketing de relacionamento, pois isso garante a aproximação necessária entre empresa e cliente.

Mas afinal, você o que é marketing de relacionamento? E como pode utilizar este no seu empreendimento? Abaixo vamos ajudar você a entender mais o tema e também aplicar na sua empresa.

O que é marketing de relacionamento?

Como falamos anteriormente, é um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo a fidelização dos clientes. Para que essa relação de proximidade aconteça, a empresa oferece benefícios para garantir a satisfação e o sucesso dos seus clientes.

“O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa”. Segundo a Rock Content (empresa autoridade em Marketing Digital).

Manter seus clientes é muito mais vantajoso (e também sai mais barato) para as empresas. Ao fidelizar os mesmos, estes vão garantir a repercussão de sua marca para seus familiares, amigos e colegas, por isso é fundamental investir no bom atendimento, produto e serviço de qualidade, garantir um excelente pós-venda. Trabalhar a satisfação dos clientes com seu produto ou serviço é fundamental para a fidelização.

Como implementar na sua empresa?

Para elaboração de um plano de marketing de relacionamento, primeiramente precisa-se implantar a cultura de fidelizar seus clientes, onde toda troca de informação entre as partes deve ocorrer de forma respeitosa, com dedicação, responsabilidade e atenção, esse relacionamento entre empresa e cliente será primordial para que o resto do processo aconteça.

Um bom atendimento irá ajudar na conquista e encantamento do cliente, isso desde o primeiro contato, durante a venda e no pós-venda, até que depois ele retorne com novos pedidos de compra (seja aquisição de produto ou também serviço).

Para atrair e fidelizar o cliente, poderás oferecer benefícios, tais como, cupons e descontos exclusivos, esse tipo de ação são boas estratégias para marketing de relacionamento, pois, além de motivá-los a comprar, também fará com que eles compartilhem sua ação, indiquem para amigos e familiares, contribuindo para o bom e velho marketing “boca a boca”.

Além de oferecer benefícios, é necessário manter o cliente satisfeito com o produto ou serviço adquirido. Trabalhe o indicador de satisfação de seus clientes, busque pelos feedbacks (é uma importante ferramenta para melhorar pontos importantes do seu negócio), dê suporte para as dúvidas e demandas destes. O marketing de relacionamento precisa de ações assim para que haja engajamento entre as partes.

Trabalhar ações desse tipo também requer que você saiba identificar seus compradores mais ativos. Será necessário analisar como poderá abordá-los para conquistar a fidelização, e ainda, como não perde-los para a concorrência. Para esse tipo de estratégia será importante você trabalhar com um CRM, onde tenha o cadastro do seu cliente, histórico de compras, bem como também ter a possibilidade de coletar constantemente o feedback do mesmo e planejar campanhas direcionadas a ele!

Sobre o assunto de CRM, indicamos o Acelera Mei, que é um CRM de vendas e atendimento específico para Microempreendedores Individuais e é grátis! Para conhecer acesse o link: https://www.aceleramei.com.br/ e se inscreva!

São diversos os cases de marketing de relacionamento que podemos analisar para implementar na empresa (independente do porte). Por exemplo, a Nubank (que vem ganhando cada vez mais notoriedade) e a 4Blue (é uma empresa de consultoria financeira, que trabalha com conteúdo relevante para garantir esse relacionamento com seu público).

Apostar em conteúdo relevante faz toda a diferença para atrair e reter o cliente. Esta estratégia irá nutrir o cliente com informação, isso fará com que se aproxime da sua empresa e esta seja importante para ele. O conteúdo é uma excelente forma de mostrar para seu público o quão interessante é o seu negócio.

 Para fecharmos o tema, fica então algumas dicas para você analisar e começar por em prática:

Busque personalizar o contato com o cliente, isso fará com que ele se sinta especial e importante.

Invista no bom atendimento ao cliente, mantenha ele satisfeito com o que vem comprando. Cuide para não deixar os clientes esperando ou sem retorno sobre alguma solicitação ou demanda. Faça pesquisas de satisfação, a opinião do cliente é muito importante para evoluir a empresa.

Uma pergunta muito importante que podes fazer também é: Você indicaria a empresa para um amigo? Essa pergunta será a chave para identificar se estás trabalhando certo o marketing de relacionamento!

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