Marketing para MEI: Algumas dicas para divulgar a marca e alavancar as vendas

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Muito se fala sobre marketing e sua grande importância, principalmente nos dias atuais. Isto vale para empresas de todos os portes e segmentos. Inclusive no contexto de empresas enquadradas no modelo de Microempreendedores Individuais, sendo este um setor que cada vez mais cresce no País nos últimos anos.

Por que se faz necessário trabalhar com marketing?

Vários são os argumentos que podemos mencionar para esclarecer o porquê o MEI precisa trabalhar com o marketing digital. Vamos utilizar um contexto para melhor exemplificar a função do setor dentro dessa realidade: você é novo no mercado, decidiu abrir um negócio, após inauguração, o que você precisa? Que seus clientes conheçam sua empresa e seu trabalho!

Como será feito isso? Através de um bom trabalho de marketing digital, divulgando a empresa como um todo, seus produtos e serviços, seu diferencial, suas promoções e ações, entre outras ações que podem ser implementadas ao longo do período.

Divulgar sua empresa lhe ajudará a se destacar no mercado e concorrência. Como mencionamos antes, é um setor que está crescendo bastante, com isso, aumentou e muito a competitividade. Por isso é muito importante você dedicar parte de seu tempo para expor sua marca, pode ser em mídias sociais, whatsapp, site, blog, etc.

O MEI precisa ter um amplo conhecimento em empreendedorismo e gestão, para que sua empresa cresça e se destaque no mercado. Ainda mais no cenário atual, onde todos precisarão se reinventar, seja novo no negócio ou com empresas com maior tempo de mercado.

Se você é Microempreendedor Individual e gostaria de algumas dicas de marketing para implementar no seu negócio, abaixo traremos algumas para você!

Algumas dicas sobre Marketing para você por em prática

Muitas pequenas empresas, apostam na divulgação do seu negócio nas redes sociais apenas, porém um ponto importante a destacar é que marketing vai além de curtidas e compartilhamentos. É preciso ter planejamento, as ações precisam ser pensadas e estudadas, e terem uma sequência lógica em cada etapa.

Para começar com esse trabalho, abaixo seguem algumas dicas e etapas a serem seguidas para você ter um bom resultado.

Estude sobre marketing digital

Esse é o primeiro passo para você começar sobre o tema. É importante entender o que é, como funciona, como realizar as ações de forma assertiva e deve fazer isso frequentemente para buscar se aprimorar cada vez mais. Marketing digital depende de muitos testes até chegarmos na solução ideal, com resultados qualificados. Não é algo que funciona de forma rápida, requer mais trabalho e tempo.

É possível estudar sobre marketing digital de forma gratuita. Existem muitas ferramentas e conteúdos grátis sobre isso. Conseguimos fazer diversas ações com o material disponível online. Para lhe ajudar vamos listar algumas plataformas para estudo:

Endeavor Brasil — Podemos definir como uma organização de apoio ao empreendedorismo. Junto com o SEBRAE criaram um curso rápido e completo, de duas horas, cujo foco é o marketing digital para empreendedores. Para quem está na correria, é uma opção para iniciar os estudos!

Google Primer — Algumas pessoas desconhecem este, mas desde 2016 o Google investe em uma plataforma de educação em Marketing Digital e Negócios chamada Primer. O aplicativo possui pequenas lições em texto e imagens que não demoram mais de cinco minutos para serem absorvidas. Os assuntos abordam as principais fases da construção de uma startup ou empresa: Planejamento de Negócios, Construção de Marca, Comunicação com Clientes, Gerenciamento de Negócios, entre outros materiais importantes para sua empresa.

Todo esse material está disponível de forma gratuita. Vale a pena conferir!

Universidade Rock Content — é considerada uma das maiores empresa da América Latina no segmento de marketing digital. Possui alguns cursos online gratuitos. Alguns dos cursos grátis da Rock são: marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, curso customer success, wordpress na prática, entre outros.

RD Station – a RD é uma Plataforma de automação de marketing digital, a plataforma não é gratuita, mas em compensação em seu blog eles divulgam uma série de conteúdos e dicas grátis, que são de grande relevância para você aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.

Ferramentas gratuitas ou de baixo custo para trabalhar o marketing

Após você ter estudado e compreendido sobre tudo sobre marketing digital, poderás conferir algumas ferramentas gratuitas ou as que são mais baratas você estar investindo na sua empresa.

MailChimp

MailChimp é uma ferramenta que já possui alguns anos de mercado, de automação de marketing e serviço de email marketing. O plano com recursos básicos é free. Com ele você será capaz de gerar leads, que é de extrema importância no marketing hoje em dia (não é apenas com as redes sociais). Você poderá trabalhar com:

Landing pages — páginas de captura do endereço de email dos seus potenciais clientes e assim poderá enviar conteúdo, newaletter e campanhas para eles.

Pop-ups — formulários que aparecem por sobre a tela do seu site ou página.

Gestão de leads — todo mundo que deixa o endereço de email nas suas landing pages pode receber emails, newsletter e ter seu percurso examinado e analisado por você no MailChimp.

Disparo de emails — a primeira e mais importante função da ferramenta, e que deu origem a todas as outras.

Automações — envio de emails automáticos.

Anúncios no Facebook e no Instagram vinculados à sua base de leads.

WordPress

Com essa ferramenta será possível criar um site completo ou um blog ou a combinação dos dois. Pode ser blog pessoal, portfólio, site de negócios, entre outras possibilidades. O plano free possui recursos básicos, mas que já servem para você iniciar o trabalho e compartilhar seu conteúdo, podendo ainda compartilhar o mesmo nas redes sociais, direcionando o público para seu blog. Os planos cobrados também não são muitos caros, vão de R$12,00 reais a R$149,00 reais.

Crello

É uma plataforma de design gráfico onde poderás ter acesso a todas as ferramentas de design, para criação e edição de peças gráficas, seja para redes sociais, blog, apresentação, entre outras. Possui mais de 10.000 modelos gratuitos que poderás personalizar, deixando a peça de acordo com seu negócio. O plano básico grátis inclui essas ferramentas, caso deseja ampliar o pacote de recursos, poderás adicionar o Crello Pró, que possui um custo mensal baixo em comparação as outras disponíveis.

Existem outras plataformas gratuitas para edição de imagens disponíveis, como o Canva, Photoshop.com (versão online), entre outras.

A maioria das funcionalidades expostas acima é gratuita e algumas você poderá adicionar conforme o plano disponível no site da empresa. Com os recursos básicos você já conseguirá realizar um bom trabalho de marketing.

Com o passar do tempo e implementação das ações de marketing, poderás adquirir uma ferramenta completa de automação de marketing, onde através dela você poderá programar as ações para elas executarem de forma automática, facilitando assim seu dia a dia.

Dicas de estratégias para iniciar o marketing digital na prática

Dica 1

Crie anúncios do Google AdWords (orçamento para este fica a teu critério, poderás encaixar dentro de seu orçamento pré-estabelecido). Com este anúncio, as pessoas que clicarem vão ser direcionadas para o seu blog, onde um artigo explica sobre uma determinada dúvida que possam ter ou sobre seus produtos e serviços.

O artigo tem um CTA, que traduzindo é uma chamada para seu site, aparece assim “saiba mais sobre o assunto clicando aqui” ao clicar isso levará para uma landing page. As pessoas que tiverem interesse no tema, vai cadastrar seu e-mail e este vai para a sua base de leads no MailChimp.

No MailChimp poderás programar uma série de conteúdo, onde esse novo lead começará a recebe-los. Poderás começar apresentando uma dor do mercado, uma necessidade, depois indo para a solução do problema, apresentando posteriormente que a sua empresa irá resolver essa demanda. Recebendo tudo isso, a ferramenta já alerta que essa pessoa está pronta para a compra e vai para “oportunidades”.

Dica 2

Alguns artigos que você adicionou no blog estão com bom posicionamento orgânico no Google, nesse momento poderás adicionar um formulário seguindo a dica acima. Nele poderás prometer para quem está lendo uma newslatter (isso é para quem deixar os dados), poderás criar uma sequência de material de acordo com o seu planejamento (que pode ser falando sobre um tema comum, gerando uma necessidade para algum produto ou serviço, após poderá incluir um material falando que a sua empresa poderá resolver a demanda ou necessidade gerada anteriormente).

No início, parere ser um pouco complicado programar essas ações, mas depois, após estudar sobre as estratégias que poderás criar, vai ficar mais simples.

Se para você trabalhar essas ações irá lhe demandar muito tempo e você não possui neste momento, poderás começar alimentando sua página nas redes sociais, blog ou site. É importante manter-se visto, com material relevante e atrativo, engajando as pessoas e fazendo-as conhecer sua empresa, seu propósito, diferenciais e porque devem comprar de você.

Passando por essa fase inicial, já estarás com maior afinidade com o tema e isso facilitará o resto do processo.

Ressaltamos que é preciso estudar e manter-se atualizado sobre marketing digital, para assim poder se destacar no mercado e sair à frente de seus concorrentes. Hoje em dia é muito importante ter presença digital, seja para empresas de produtos ou serviços, grandes ou pequenas.

Se você possui alguma dúvida sobre o tema ou gostaria que abordássemos algum tema específico, comente abaixo!

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