Para que serve Google Meu Negócio?

Tempo de leitura: 5 minutos

Atualmente, cada vez mais crescem as buscas de determinados locais através do Google, não encontrar o mesmo com esta ferramenta é considerado como sendo algo frustrante para a maioria dos usuários ativos.

Por isso, é fundamental para sua empresa ter o cadastro no Google Meu Negócio (também conhecido como GMN).

Trata-se de um serviço de utilidade para os usuários, mas especificamente seus clientes! Além disso, também é considerada como ferramenta de marketing, por isso a importância de sua empresa ter presença deste.

O Google Meu Negócio, em inglês Google My Business, é o último estágio evolutivo de uma ferramenta que começou ainda em 2004. Neste período foi lançado o Google Local, uma espécie de mecanismo de busca apenas para empresas, semelhante a listas telefônicas.

Em 2005 foi apresentado o famoso Google Maps, naquela época com recursos mais restritos, incluindo o Street View.

Neste mesmo ano, surgiu o Google Local Business Center, permitindo aos administradores de negócios a inclusão da empresa nas listas do Google Local.

Ambas as ferramentas possuindo grande comodidade para seu usuário, nesse momento alguém dentro da Google pensou em unificar as mesmas, onde após essa fusão permaneceu com o nome de Google Maps.

Em 2009, veio o Google Place Pages, este possuía todas as informações relevantes de um determinado local, juntas, sem acessar outra ferramenta complementar.

Um ano depois foi lançado o Hotpot, cujo recurso era considerar a opinião dos usuários para realizar as recomendações para outros sobre determinado local. Dessa forma os usuários já poderiam conhecer alguns detalhes sobre a reputação do local, se era recomendado e tudo mais. Um tempo depois esse recurso também se fundiu.

No ano de 2011 apareceu o Google+, porém este foi encerrada as atividades em 2019. Também conhecido como Google+, é uma rede social criada pelo Google Inc com o intuito de otimizar o acesso das pessoas aos assuntos de seus interesses.

Um tempo depois, foi criado o Google My Business, em 2014, reunindo todas as ferramentas em um único local, tais como, páginas de negócios, página social e a geolocalizaçao.

Em 2014 veio o Google My Business, substituindo as funções exercidas pelas demais ferramentas e adicionando todas em um só local.

Este recurso irá facilitar o encontro do seu estabelecimento pelo seu cliente, atraindo mais consumidores e aumentando a credibilidade de seu empreendimento.

O Google Meu Negócio é gratuito, e permite que sua empresa seja encontrada no principal mecanismo de buscas chamado Google e na ferramenta de navegação, Google Maps.

Para cadastrar sua empresa, é preciso preencher uma espécie de ficha com as informações necessárias ali constantes. Essa ficha irá aparecer do lado direito da página de busca, contendo: Endereço completo, contato, horário de funcionamento, avaliações, imagens do estabelecimento, entre outras.

Mas na prática, como funciona?

Ao você pesquisar por uma empresa no Google, automaticamente irá ser apresentada a ficha do local com maior relevância.

Na lógica do recurso não basta a ficha estar completa, é levado em consideração alguns detalhes, como: relevância, distância, popularidade do negócio, aqui entra a questão das avaliações, as médias das notas, enfim, sua reputação.

Quais são as vantagens deste recurso?

Como mencionamos anteriormente, é muito importante para sua empresa ser localizada facilmente pelos seus usuários. Além disso, existem outras vantagens em ter sua ficha atualizada no GMN, seguem as demais na sequência:

Aumento da presença online

Ter uma ficha completa faz com que a empresa apareça nas buscas orgânicas do Google e Google Maps. Possíveis clientes poderão conhecer sua empresa ao pesquisar pela mesma e poderão acessar seu site, localização, entre outros pontos já mencionados anteriormente.

Ampliação do alcance da marca

O recurso também permite publicação de imagens, vídeos e ofertas. Com isso é possível demonstrar os diferenciais da sua empresa diante dos concorrentes.

Acesso à métricas e estatísticas

Pelo painel do Google Meu Negócio podemos ter acesso a informações de grande relevância para tomada de decisões de nível estratégico. Possui gráficos que possibilitam analisar dados como: Os gráficos, disponíveis na plataforma, permitem visualizar dados, como: como sua empresa é pesquisada pelos usuários, comportamento após localizar a ficha, ligações diretas para o estabelecimento, pesquisas por rotas para chegar ao local, visitantes do site, entre outros.

Relacionamento com os consumidores

Outro ponto fundamental do recurso é o fortalecimento da relação entre empresa e seu público. Pois com ela é possível entrar em contato, avaliar, comentar e demais interações viáveis pelo mesmo.

Otimização do posicionamento no GMN, como pode ser feito?

A primeira ação para otimizar o seu perfil é informando a plataforma que você é o administrador daquele local. Será necessário ter uma conta no Gmail. Após acesse a conta GMN e vá em “gerenciar agora” e digite o nome da empresa na barra de pesquisa.

Na sequência, vá até o “Painel de informações” da empresa, clique em “Reivindicar esta empresa” e “Sou proprietário ou gerente desta empresa”.  Selecione uma opção de verificação e siga as etapas na tela.

Atualize os dados com frequência

Essa atividade é muito importante, sempre mantenha seus dados de acordo com a realidade da empresa.

Além disso, interaja com os usuários, responda os comentários enviados, sejam eles negativos, positivos, sugestivo, elogios ou reclamação. Também atualize suas imagens sempre que houverem novidades.

Você já cadastrou sua empresa no GMN?

Sua empresa será beneficiada com um recurso totalmente gratuito e de grande valia!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.