Táticas de Marketing para MEI

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Você iniciou recentemente seu negócio ou já possui o mesmo, porém não conhece muito sobre marketing ou implementação deste?

Fique tranquilo! No artigo de hoje vamos trazer algumas táticas de marketing voltadas para microempreendedores, para você começar na sua empresa.

Atualmente muito se fala sobre a importância do marketing e da presença digital, para que assim os potenciais clientes conheçam sua empresa e seus produtos e serviços. Mais que conhecer a empresa, com boas ações de divulgação, reconhecerão seu diferencial e a qualidade do que é oferecido, usando isso para se destacar frente a concorrência.

Abaixo vamos explanar algumas táticas iniciais de marketing para você começar implementar na sua empresa:

Táticas de marketing para MEI

  1. Aposte no marketing pessoal

Antes de tudo é importante que você saiba promover suas próprias habilidades profissionais, para que seus potenciais clientes possam ter você como referência no assunto.

Para isso, deverás considerar alguns pontos:

Criar um planejamento a nível estratégico da carreira pretendida, seus objetivos profissionais, quando isso se dará, etc. Conhecendo isso, após poderás desenvolver um plano tático, mencionando também os métodos a serem aplicados e as ações necessárias para alcançar os pontos definidos no planejamento estratégico.

Será importante a criação de um networking assertivo, ou seja, associando-se a uma rede de pessoas e contatos que possam, de alguma forma, contribuir para alavancar sua carreira.

Além de cuidar da sua própria imagem, não podes esquecer de cuidar da imagem da sua empresa, não podendo misturar pessoal com o negócio. Separando isso ficará mais fácil visualizar as ações e a gestão torna-se mais assertiva.

Ainda no quesito marketing pessoal, invista também em cursos e capacitações, aprimorando cada vez mais seus conhecimentos em cima dos seus objetivos profissionais.

2. Quem é seu público-alvo?

Quando você iniciar seu negócio precisarás ter isso em mente de forma bem clara e objetiva. Para começar, verifique, quem são seus clientes? Quais são suas características? Sabendo o perfil do seu consumidor ficar mais fácil definir ações de marketing direcionadas a eles.

É importante analisar, estudar e conhecer eles. Poderás utilizar o método de pesquisa online, através do Google Forms, SurveyMonkey ou outras ferramentas online, temos algumas que são grátis (além de usar este método para conhecer seu cliente, poderá elaborar uma pesquisa para verificar a satisfação dos seus clientes também).

3. Você conhece os diferenciais da sua empresa?

Quando o cliente prefere escolher sua empresa e não a empresa concorrente, essa preferência se dá devido ao seu diferencial de trabalho.

Trata-se da característica que sua empresa possui que te confere uma vantagem competitiva no mercado frente aos demais do mesmo segmento. Pode ser considerado um diferencial a localização, a qualidade do serviço prestado, atendimento diferenciado, agilidade e eficiência, qualidade do produto vendido, seu pós-venda ou suporte técnico, entre outros aspectos.

Atualmente, devido aumento da concorrência, é importante você ter seu diferencial no negócio. Muitos produtos ou serviços oferecidos são semelhantes ou iguais, nesses pontos mencionados você poderá de destacar dos outros profissionais e assim conquistar mais clientes, alavancando seu faturamento.

4. Posicionamento

Podemos dizer que posicionamento é o que vem à mente do cliente quando pensam na sua empresa.

Um método indicado para isso é usando a técnica do Golden Circle (Círculo de Ouro, em inglês). O método consiste em você responde a três perguntas, são elas:

O que você faz?

Como você faz?

Por que você faz?

Na última pergunta responde seu posicionamento, o propósito do seu negócio. Se tiveres dúvidas sobre o método, comente abaixo, que escrevemos um artigo só falando sobre ele.

5. Tenha um e-mail profissional

Ter seu e-mail profissional é simples e não é caro. Para o cliente gera mais credibilidade e seriedade ao seu negócio.

6. Crie um site

Para garantir presença digital é importante ter seu próprio site demonstrando o seu trabalho, portfólio, etc. Opte por um visual simples e não muito carregado de informações.

Será seu cartão de visitas online. Deverá conter informações relevantes sobre aquilo que você oferece, contar um pouco da história da empresa e depoimentos de quem já adquiriu o seu produto ou serviço. No site também é importante colocar suas informações de contato, assim seu potencial cliente lhe localizará com maior facilidade.

7. Use as mídias sociais

Tenha também as mídias sociais, ou seja, ter uma Fanpage no Facebook, uma página no LinkedIn ou um perfil de sua empresa no Instagram. Atualmente é muito importante investir nesse tipo de ação, logo de início, pois trará para sua empresa maior visibilidade e ainda sem ter custos para isso.

Após criar as mesmas, crie uma rotina de postagens, seja diária, semanal ou quinzenal. Comece com informações relevantes para seus clientes, para depois iniciar o trabalho de divulgação dos seus produtos e serviços. Vale ressaltar que não é interessante para o cliente receber muitas propagandas de produtos e serviços, invista em conteúdo que gerem interessante nos clientes.

8. Crie um blog

Algumas ferramentas para blog são gratuitas, como o WordPress, por exemplo. Nesse canal você deve criar artigos relevantes e informativos para seu público-alvo, aqui não cabe propagandas.

Parece ser mais complexo, mas não é, porém demanda um pouco mais de tempo e, deve fazer um trabalho de SEO (usar nos textos as palavras-chave mais empregadas por seu público quando fazem buscas no Google. Existe uma ferramenta gratuita do Google para ajudar a encontrá-las, é o Google Keyword Planner).

9. Invista em links patrocinados

Investir no Google Ads, por exemplo, pode fazer com que o link do seu site ou blog apareça nos primeiros resultados quando alguém efetuar alguma busca com palavras-chaves específicas.

Nas redes sociais, você pode investir para que o seu post tenha um alcance maior, aparecendo no feed de mais pessoas, sem que elas tenham curtido sua página.

10. Use a tecnologia

Hoje em dia existem diversas ferramentas gratuitas para trabalhamos ações de marketing. É muito importante ao microempreendedor se atentar a esses detalhes e assim se destacar dos concorrentes do seu negócio.

Outra ferramenta bastante importante, fácil e útil para o MEI é o AceleraMei (https://www.aceleramei.com.br/), que é um CRM de vendas e atendimento para o microempreendedor. É grátis e com ele poderá receber e organizar demandas, cadastrar seus clientes, além de fazer a gestão de propostas e pesquisas de satisfação com seu cliente. A plataforma, possui diversos recursos, saiba mais no link: https://www.aceleramei.com.br/blog/o-que-e-a-plataforma-aceleramei/.

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